​
​
gefla Grupo de Estudos Floresta & Água
Projetos de pesquisa, ensino e extensão
-
Monitoramento e diagnóstico de nascentes no campus “Luiz de Queiroz”
As nascentes são manifestações superficiais de águas subterrâneas e possuem papel fundamental como fornecedoras de água para os córregos e rios, motivo pelo qual a sua conservação é muito importante. O monitoramento e diagnóstico de nascentes torna-se essencial para obtenção de conhecimentos acerca da qualidade e quantidade de água, a fim de elaborar estratégias para manutenção e conservação desses recursos hídricos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a situação ambiental de duas nascentes distintas dentro da Universidade de São Paulo, no campus “ Luiz de Queiroz”, Piracicaba, monitorando parâmetros físicos e ambientais para subsidiar ações de manejos. Para isso, será realizada a caracterização e avaliação da vegetação no entorno das nascentes, o monitoramento de parâmetros físicos da água, o monitoramento da infiltração da água no solo e o monitoramento da vazão das nascentes. Os resultados obtidos auxiliarão na elaboração e desenvolvimento de futuras práticas para proporcionar maior conservação dessas áreas.
-
Avaliação do processo de infiltração em áreas SAF, cana-de-açúcar, Eucalipto e remanescente florestal, localizadas na Estação Experimental de Ciências Florestais em Itatinga, SP
Atualmente, além de uma demanda do mercado internacional, cresce a demanda no mercado interno por produção de alimentos de forma mais sustentável, beneficiando produção e meio ambiente. Os chamados Sistemas Agroflorestais (SAFs), são modelos de produção sustentável baseados no cultivo de diversas espécies, desde hortaliças a espécies arbóreas, numa mesma área. Porém o termo “sustentabilidade” é muito amplo, pois apesar da redução de insumos relacionada aos SAFs, deve-se levar em consideração outros indicadores que evidenciem que a mudança no uso do solo para este tipo de sistema implica realmente em melhorias às funções ecossistêmicas. As propriedades físicas do solo, como porosidade, densidade, matéria orgânica, entre outras, são características que influenciam os processos essenciais relacionados à dinâmica de água no solo, como a infiltração, armazenagem e abastecimento. Desta forma, para este estudo será avaliado o processo de infiltração em áreas na Estação Experimental de Ciências Florestais sob diferentes tipos de manejo, que são: SAF, Restauração Ativa (plantio de mudas) e Restauração Passiva Assistida. Através dos dados obtidos será feita uma comparação entre o solo sob manejo de SAF com os solos sob manejo convencional de cana-de-açúcar, manejo convencional de eucalipto de ciclo curto, e uma área de referência com floresta secundária antiga, para indicar quantitativamente o quanto os sistemas agroflorestais podem contribuir para a melhoria e manutenção das propriedades físicas do solo essenciais para a regulação do abastecimento de água de boa qualidade.
-
Desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas participativas e lúdicas para a abordagem do tema: "Floresta e Água" com foco na educação básica
A sensibilização a respeito do tema “Floresta e Água”, principalmente no que se refere à conservação de recursos hídricos é de suma importância para a sociedade. Desse modo, este projeto tem por objetivo elaborar e disponibilizar materiais e atividades didático-pedagógicas participativas e lúdicas para abordagem do tema: “Floresta e Água” no âmbito educacional. O projeto é voltado para escolas da rede básica de ensino e será desenvolvido no município de Piracicaba-SP.